Bento Gonçalves combina frio, vinho e romance

Por Carolina Valadares (*)
Publicado originalmente no blog Sucupira

Quer fazer um passeio romântico e ainda não sabe onde? Então vá a Bento Gonçalves, um lugar delicioso para ser visitado no inverno, com paisagens lindas da Serra Gaúcha, a cerca de 200 km de Porto Alegre. Um passeio bacana, não muito caro e pra lá de charmoso.

Nesta época, temperatura em Bento pode chegar a 0º e o município tem diversos roteiros. Um passeio de cinco dias dá para conhecer quase tudo, a começar pelo Vale dos Vinhedos, com suas diversas vinícolas.

Tem também o Caminhos de Pedra (roteiro das casas antigas dos colonos, charmosas, em madeira e pedra, foto no alto), o Estrada do Sabor (onde colonos oferecem almoço em suas casas nos modos tradicionais da região)…

E ainda a rota dos espumantes, em Garibaldi, que pode ser conhecida num bate e volta. Prepare-se, então, para beber muito vinho e comer bastante. Esta é uma viagem essencialmente dos sabores. Veja aqui alguns pontos altos da visita:

Bento Gonçalves _ Casa Valduga / Divulgação
Casa Valduga

Vale dos Vinhedos
Todas as vinícolas oferecem prova de vinhos por um preço fechado. Vale escolher umas três delas para visitar. A Vinícola Casa Valduga é um dos lugares mais bonitos, com vinhos de boa qualidade, mas já conhecidos no mercado.

A Casa Valduga também tem o Restaurante Maria Valduga, com ambiente charmoso, unindo o rústico e o requintado. As mesas, por exemplo, são feitas a partir de pipas de vinho. Ideal para um jantar a dois.

Bento Gonçalves _ Vinicola Dal Pizzol
Jardins da Vinícola Dal Pizzol

Rota Cantinas Históricas
Aqui recomendo a Vinicola Dal Pizzol, linda, com museu, laguinho e vinhos de excelente qualidade. Provamos o vinho feito com a uva Ancelotta, não muito comum no Brasil, proveniente da Itália, e adoramos. Depois encomendamos caixas daqui de Brasília mesmo.

Já a Vinícola Cristofoli tem uma proposta é bem romântica, o edredon nos parreirais, um piquenique à sombra das videiras. Conheci a italiana que faz os lanches e fiquei emocionada com a energia dela. As italianas são mulheres de muita força!

Estrada do Sabor
Neste roteiro vale almoçar na Osteria de La Colombina, de uma família linda, formada por três mulheres guerreiras, que recebem com todo o carinho e produzem aquele almoço de horas, com muitos pratos.

 

A refeição é composta por entradas, pratos quentes diversos e quem chegar até a fortaia (omelete) é um vencedor. Você pode ainda visitar a propriedade, que possui trilhas em meio aos pomares e parreirais.

Caminhos de Pedra
Assim é chamada a estrada, ladeada por casas em madeira ou pedras bem antigas, feitas pelo antigos colonos italianos, quando chegaram ao Brasil. Uma das casas foi cenário do filme O Quatrilho. Entre alguns pontos legais do Caminhos de Pedra estão:

Vale experimentar o ótimo almoço da Casa Vanni. Provamos o filé Wellington e recomendamos. O restaurante funciona numa casa em madeira construída em 1935. No interior, há uma mesa com tampo de vidro montada sobre um poço .

Outra parada imperdível é a Casa da Ovelha, local que as crianças e adultos adoram. É possível dar mamadeira às ovelhinhas, ver os border collie pastoreando as ovelhas e ao final degustar os produtos da casa.

Bento Gonçalves _ Caminhos de Pedra _ Casa Vanni

Vale das Antas
Aqui o recomendado é fazer paradas estratégicas nas vinícolas Salton, toda estilizada, lembrando uma capela italiana, com afrescos no teto, e Casa Postal , ambas oferecendo degustação de bons vinhos.

Garibaldi
O município fica pertinho de Bento e é conhecido pela produção de espumantes, que movimenta a economia local. Lá, você pode visitar a Chandon, a Vinícola Garibaldi , que tem diversos espumantes premiados, e a Vinícola Peterlongo.

Esta última é a mais antiga e, segundo os seus produtores, eles têm o direito de chamar seu espumante de champanhe. São os únicos fora da França que podem falar que produzem “champagne”.

 * ) Carol Valadares Sucupira é jornalista com vasta experiência em assessoria de imprensa e desde dezembro de 2016 vem explorando o lado mais agradável de Brasília em deliciosas matérias em seu blog, o Sucupira — O Lado B de Brasília. Também escreve sobre viagens. Acesse o link que lá tem outras descobertas interessantíssimas da Carol

Anúncios