10 filmes para viajar de volta aos anos 1980

Se você já teve a revista Set como sua “bíblia” sobre cinema, se lembra de Molly Ringwald, viu na telona a estreia de Madonna como atriz, tentou acompanhar os passos de dança de Footloose, Flashdance e Dirty Dancing….

…Ou se assistiu a Blade Runner, Betty Blue no circuito alternativo e testemunhou o surgimento de Jim Jarmush como queridinho do cinema indie, definitivamente, você viveu os anos 1980.

Então, se ainda não assistiu, deve ter ouvido muito falar sobre todos os filmes desta lista. E o bom é que ainda tem tempo para vê-los ou revê-los. Eles estão disponíveis na Netflix, na Amazon e em serviços de filmes sob demanda. Faça então sua sessão revival.

Gente como a Gente (1980)
Robert Redford começou bem sua carreira como diretor. Baseado em livro de Judith Guest, ele filmou as transformações na vida de uma família após a morte de um dos filhos em um acidente e levou o Oscar e o Globo de Ouro de melhor diretor. Mary Tyler Moore dá sua contribuição para tornar o filme tão emocionante quanto é. Na Amazon

A Escolha de Sofia (1982)
Em 1980, Meryl Streep ganhou o primeiro Oscar, de atriz coadjuvante por Kramer vs Kramer. Mas aqui começou sua coleção de estatuetas na categoria de melhor atriz. Dirigida por Alan J. Pakula, ela vive o drama de uma mãe que, num campo de concentração, é obrigada a escolher qual de seus filhos deve ser morto. Com Meryl, vale assistir também Entre Dois Amores, na Amazon. Na Netflix (disponível para aluguel também no Google Play e no YouTube Filmes)

A Marca da Pantera (1982)
Nastassja Kinski e Malcolm McDowell (Laranja Mecânica), Paul Schrader na direção, trilha de Giorgio Moroder e música-tema na voz de David Bowie. Só boas referências da década de 1980… O filme é um thriller que mistura erotismo e terror sobre dois irmãos que descobrem ser descendentes de uma linhagem de homens-felinos. Na Netflix.

O Enigma do Outro Mundo (1982)
Também é difícil falar do cinema dos anos 1980 sem lembrar de John Carpeneter e seus filmes de ficção científica e horror, do qual este é o melhor exemplar. Kurt Russel faz o papel principal, um piloto de helicóptero que enfrenta, junto com um grupo de cientistas, um grande mistério na gelada Antártida. Na Netflix (disponível para aluguel também no Google Play e no YouTube Filmes)

O Selvagem da Motocicleta (1983)
No auge da carreira, com sucessos como O Poderoso Chefão, Francis Ford Coppola se arriscou neste filme de produção mais modesta, baseado no livro de Susan E. Hinton. Elevou ainda mais seu prestígio. Matt Dillon é lançado aqui ao estrelato contracenando com Mickey Rourke, no papel de um jovem líder de gangue fascinado pelo seu irmão, um enigmático motoqueiro. Na Netflix

Laços de Ternura (1983)
Visto hoje, este drama dirigido por James L. Brooks, baseado em romance de Larry McMurtry, mantém-se tocante. A história de mãe e filha, vividas por Shirley MacLaine e Debra Winger é atemporal. Não por acaso, levou cinco Oscar, incluindo filme, diretor, atriz (MacLaine) e ator coadjuvante (Jack Nicholson). Na Netflix

Uma Janela para o Amor (1985)
Mais uma adaptação literária. James Ivory transpõe com elegância para a tela o romantismo do livro de E.M. Forster, com direito a belas locações em Florença, na Itália, onde começa o romance dos personagens de Helena Bonham Carter e Julian Sands. Tudo tão requintado que o filme levou Oscars de direção de arte e figurino. Na Netflix e na Amazon

A Lenda (1985)
Depois do sucesso de Blade Runner (1982), Ridley Scott tomou rumo completamente oposto ao clima futurista apocalíptico com esta fantasia juvenil, que encanta principalmente pelo visual de sonho. Tom Cruise faz o mocinho que vive numa floresta encantada e tem que livrar a princesa das garras do vilão, o Senhor das Trevas. Na Netflix.

A Garota de Rosa Shocking (1986)
John Hughes (Curtindo a Vida Adoidado) escreveu o roteiro e entregou a direção a Howard Dutch, mas ali está a sua marca: comédias românticas adolescentes com inquietações adultas. E tem Molly Ringwald, espécie de musca do gênero. Vale assistir também a Gatinhas e Gatões (1984), Curtindo a Vida Adoidado (1986) e Clube dos Cinco (1985), todos disponíveis na Netflix. Na Amazon (disponível para aluguel também no Google Play e no YouTube Filmes)

Os Intocáveis (1987)
Brian de Palma dirige este que pode ser considerado um clássico dos filmes de máfia. Kevin Costner interpreta o agente federal Elliot Ness, que na Chicago dos anos 1930 tenta capturar o poderoso Al Capone (Robert De Niro). Para isso, conta com a ajuda Jim Malone, um polical veterano, interpretado por Sean Connery. No Google Play e no YouTube Filmes

Anúncios