Stoyca lança o EP Formas de Voar na Funarte

A banda brasiliense Stoyca acaba de lançar o EP Formas de Voar, com três canções inspiradas na obra Modo de Voar, do artista espanhol Francisco Goya (1786-1828). As faixas podem ser ouvidas no canal da banda no YouTube.

Mas também poderão ser conhecidas ao vivo nos shows que a Stoyca faz nestes dias 30 e 31/5 (quarta e quinta), na sala Plínio Marcos, na Funarte (Eixo Monumental). No dia 30, a banda Dario Julio e os Franciscanos abre a noite; no dia 31, a missão cabe a Adriah.

Dédalos, Cópias e Aves de Capoeira traçam um paralelo com a obra de Goya e o Brasil de hoje. À época do artista, o indivíduo era deixado de lado e padecia dentro das grandes depressões sociais. Ou seja, tudo a ver com o país em que estamos vivendo.

“Estamos numa época de fake news, de debates abrasivos e acusações sem base, em que se tem ponderado pouco antes de se colocar a ‘verdade’ para fora. Nisso, é fácil perder o fio das narrativas do indivíduo, essas sim preciosas no dia a dia”, explica Jorge Verlindo.

Verlindo é vocal e guitarra na Stoyca, que ele criou há três anos, com Walter Cruz (teclado), Arthur Lôbo (baixo) e Caio Fonseca (bateria). A banda lançou em 2015 um EP homônimo e, em 2016, o álbum Ninguém Estava Aqui.

“Agora busquei referências mais emocionais, como Lhasa de Sela e Cesária Évora. A ideia era buscar elementos para suscitar um clima mais mágico e uma atmosfera mais leve. Como é uma obra sobre ‘libertar’, a ideia aqui era construir a via para isso”, acrescenta.

____________________________________________

Stoyca – Lançamento do EP Formas de Voar
Dias 30/5 e 31/5, às 20h, na Sala Plínio Marcos, na Funarte (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural). Ingressos a R$ 10. À venda na bilheteria ou antecipadamente no site Sympla.

Anúncios