Brasília através do olhar de 10 fotógrafos

Por Paulo Lannes
Colaborador do Boníssimo

Inaugurada em 1960, Brasília tem uma peculiaridade que a diferencia da maioria das capitais mundiais: fotografias que antecedem seu nascimento. Registros que mostram prédios surgindo num deserto inóspito; quase uma miragem da contemporaneidade.

Com essas fotos, surgiu uma enorme tradição de retratar a cidade ao lado – e, logicamente, em contraste – das belezas naturais e das questões que norteiam a vida humana.

Assim, as linhas arquitetônicas são transformadas em convites para discussões acerca da melancolia, do trabalho, da sensualidade. De olho nessas questões, elencamos 10 fotógrafos que trouxeram olhares especiais sobre Brasília. Confira:

Foto 5 - Fábio Colombini, Santuário D. Bosco

Fábio Colombini
O fotógrafo é responsável por criar os cartões-postais de Brasília. Suas fotos, bastante limpas, realçam os monumentos da capital com a ajuda de luzes naturais. Daí, o Congresso é registrado em um belo pôr-do-sol, os azulejos de Athos Bulcão em meio às sombras e o Santuário Dom Bosco iluminado pelos reflexos dos vitrais arroxeados.

foto 4 - Alex Flemming

Alex Flemming
Considerado um dos artistas contemporâneos brasileiros mais reconhecidos no exterior – vive na Alemanha desde a década de 1990 –, Alex Flemming faz registros de locais conhecidos do Brasil e adultera-os de modo a criar uma obra de arte completamente autoral. Uma de suas marcas é utilizar caracteres gráficos sobre fotografias. Letras e palavras formam poemas que perdem sua compreensão por serem borradas, ter trechos invertidos ou cortes bruscos. Um de seus trabalhos mais famosos é o que traz palavras amarelas sobre um registro noturno da Catedral Metropolitana de Brasília.

foto 10 - mario fontenelle

Mário Fontenelle
Lembrar das fotografias de Mário Fontenelle é lembrar dos registros mais remotos de Brasília. Ele acompanhou a primeira visita do presidente Juscelino Kubitschek ao Planalto Central e registrou, ao longo dos anos, o espaço em transformação. São dele cliques como o do cruzamento entre o Eixo Monumental e o Eixo Rodoviário, quando ambos eram apenas marcas de terra em pleno cerrado. Fontenelle também fez uma das primeiras fotos aéreas da cidade e se preocupou em registrar o trabalho e o dia-a-dia dos candangos, trabalhadores de todo o país que vieram construir a capital.

foto 7 - bento viana

Bento Viana
É, atualmente, o fotógrafo mais celebrado da capital. Suas fotos estão presente não apenas em belas exposições como também em capas de revistas e em propagandas do Governo do Distrito Federal. Sua série de fotos mais famosa é a que retratou, do ponto de vista aéreo, belíssimos cliques dos monumentos e da paisagem brasiliense. Um olhar poético até então desconhecido pelos próprios moradores da capital.

Foto: Marcel Gautherot/IMS

Marcel Gautherot
Conhecido como um dos maiores fotógrafos de arquitetura do Brasil, Marcel Gautherot já havia feito fotografias maravilhosas de um Rio de Janeiro em pleno vapor de transformações modernistas, chegando a ser colaborador do Iphan no registro dos patrimônios brasileiros.

Porém, seu nome foi eternizado por conta de seus registros de Brasília em construção. Para além de mostrar o nascimento de uma cidade, Marcel buscava registrar o nascimento de uma ideia, de um momento, de um sentimento.

Muitos de seus registros são melancólicos, com poeiras esvoaçantes ocupando o solo (como a foto acima) e trabalhadores entre as ferragens e as paisagens naturais. Dizia-se que Marcel estava mais interessado no making-off da construção do que em produzir fotos oficiais do momento.

foto 6 - zuleika de souza

Zuleika de Souza
Fotojornalista, atuou em diversos jornais do país, como o Correio Braziliense, o Jornal do Brasil e a revista Veja. Para além de seu trabalho nas redações, Zuleika revelou um olhar especial para as belezas naturais da cidade e para as cores da cultura popular brasiliense. No Plano Piloto ou fora dele.

foto 1 - orlando brito, guarda presidencial, 1966

Orlando Brito
Também fotojornalista, Orlando Brito se tornou um dos principais nome da fotografia política nacional. Cobrindo a Esplanada dos Ministérios desde a ditadura militar até os dias de hoje, é possível perceber em seus registros toda a história da política brasileira recente. Em muitos de seus trabalhos, Orlando utilizava a arquitetura brasiliense para contrastar com as macabras cerimônias militares que eram realizadas em pleno centro do poder político brasileiro. É o caso da Guarda Presidencial, registrada em 1966, dois anos após o início do golpe militar.

foto 2 - kazuo okubo, lugar de passagem, 2015

Kazuo Okubo
Proprietário da Casa da Luz Vermelha, primeira galeria especializada em fotografia do Centro-Oeste, Kazuo Okubo é um fotógrafo de renome na área da publicidade e da fotografia erótica. Entre seus trabalhos conhecidos está a série de fotografias que tirou com esportistas nus em atividade no Lago Paranoá numa ação em defesa da água. Porém, polêmico mesmo foi o registro Lugar de Passagem (2015), em que um casal nu aparece trocando carícias em uma das passagens subterrâneas do Plano Piloto.

foto 8 - nick elmoor

Nick Elmoor
Para Nick Elmoor, a chuva é a maior fonte de inspiração. Caminhando pela capital em um dia chuvoso, percebeu a beleza dos prédios da Esplanada pelas peças d’água que surgiram nas calçadas. Assim, suas fotos são estilizadas e apresentadas sempre em tons preto e branco. Além disso, muitos de seus registros apresentam um cenário enevoado, repleto de vultos, trazendo uma verve misteriosa ao cotidiano da cidade.

foto 3 - bruno stuckert, casamento de Mariana e Ricardo em 2015

Bruno Stuckert
Aqui a paisagem brasiliense serve de cenário para os casamentos ocorridos na capital. Bruno Stuckert, um dos fotógrafos de eventos mais concorridos da cidade, é conhecido pela habilidade de fazer o ambiente se destacar sem tirar o protagonismo dos noivos. É o caso deste registro, feito no casamento de Mariana e Ricardo na Catedral Metropolitana em 2015. Ele conseguiu equilibrar a beleza do cartão-postal com o brilho do vestido da noiva, criado pelo célebre estilista Oscar de la Renta.

Anúncios