Mostra de Cinema Europeu ocupa Cine Brasília

A Mostra de Cinema Europeu, tradicionalmente realizada dentro da programação da Semana da Europa, abre sua 14ª edição em Brasília na quinta-feira (10/5), com a exibição da produção espanhola 23-F – O filme, de Chema de la Peña.

A escolha desse título não é por acaso. O filme narra o fracassado golpe de estado de 23 de fevereiro de 1981, que pôs em risco a democracia espanhola. E democracia é o tema central da Semana da Europa deste ano.

O tema passa de alguma forma por vários dos 17 filmes selecionados, vindos da Alemanha, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Finlândia, Hungria, Itália, Irlanda, Países Baixos, Portugal, República Checa e Suécia.

Entre os destaques, o finlandês Tom of Finland, de Dome Karukoski, cinebiografia de artista erótico e ativista gay, que ficou famoso pelos desenhos hipersexualizados de homens em trajes de couro ou nus — leia a crítica no site Cine Pop.

Também merece atenção o português Zeus, de Paulo Filipe Monteiro, sobre outro criador de arte polêmica. Escritor de literatura erótica, Manuel Teixeira Gomes se tornou presidente de Portugal e abandonou o cargo para viver a vida intensamente.

A liberdade também é o desafio da protagonista de A Garota Ocidental, produção belga de Stephan Streker sobre ovem paquistanesa que vive na França, obrigada pelos pais a escolher entre três pretendentes.

A programação completa, com horários das sessões e sinopses dos filmes, pode ser conferida no site oficial da Semana da Europa.

 

 

Anúncios