10 dramas mexicanos para assistir na Netflix

Na lista de filmes mexicanos disponíveis na Netflix não aparecem nomes como Alfonso Cuarón, Alejandro González Iñarratu ou Arturo Ripstein — para citar somente alguns diretores de referência no cinema do país.

Por outro lado, são muitas as amostras de novos talentos, a exemplo de Katina Medina Mora, que comparece no serviço com seus dois primeiros filmes, LuTo (elogiada estreia) e Sabrás qué Hacer Conmigo.

Esta seleção de 10 longas produzidos no México apresenta trabalhos de cineastas com carreiras desenvolvidas nos últimos 10 anos. Como Tony Wakefield e Alejandro Sugich, que dirigem seus primeiro longas depois de experiências como editor de som e produtor, respectivamente.

Ilusiones S.A. (2015)
Grupo de atores se dedica a fazer encenações para realizar o sonho dos outros. Um dia são contratados por um idoso que pretende esconder da esposa a verdade sobre o neto, um sujeito de má índole que vive distante. Juntanto comédia e drama de folhetim, o diretor Roberto Girault entrega uma filme leve e simpático. Mera diversão, mas bem feito.

Quase Trinta (2014)
Um jovem executivo enfrenta conflito entre ascender na carreira ou seguir a carreira de escritor. Ao voltar à cidade natal para o casamento de um amigo, tem a chance de se redescobrir. O filme de estreia do diretor Alejandro Sugich é um drama mediano, mas que funciona como passatempo, com alguma dose de reflexão.

LuTo (2013)
Katina Medina Mora estreia bem com este drama romântico sobre casal que vive uma paixão intensa mas que não resiste aos problemas de comunicação. Dois anos depois, eles têm que lidar com o fim. Indo e vindo no tempo, LuTo faz um retrato sobre as relações amorosas nos dias atuais.

Sabrás qué Hacer Conmigo (2015)
O segundo longa da mesma diretora de LuTo, Katina Medina Mora, também é centrado na relação de um casal apaixonado mas cercado por dramas pessoais que interferem na relação. É drama denso, com atuações emocionantes de Mora Ferrial Avails e Arturo Barba, nos papéis protagonistas.

Rezeta (México) — foto no alto.
Outro longa de diretor estreante, Fernando Frias. Com cãmera na mão e ritmo meio documental, ele filma a história de uma modelo albanesa que vai trabalhar na Cidade do México. Quando se pensa que a moça vai ser vítima das diferenças culturais e tal, Frias surpreende, apresentando uma personagem de espírito livre e dona de si.

A Estreita Faixa Amarela (2015)
É o melhor filme deste pacote. Um drama sobre cinco homens contratados para pintar a faixa amarela ao longo de uma rodovia. Celso R. García — em seu primeiro longa — transforma essa tediosa tarefa numa jornada dramática de autoconhecimento e conhecimento dos outros. Destaque para Damián Alcázar, no papel do líder do grupo.

 

Estar o no Estar (2015)
Poesia e melancolia perpassam este drama de Marcelo González — também diretor de primeira viagem em longas. Após a morte da mãe dominadora, rapaz se muda para a cidade de Tlacotalpan e se encanta com as mulheres. Até que se apaixona por uma imigrante ucraniana, que só o vê como amigo.

Entre Sombras (2012) — procure por La Mala Luz
Casal se refugia no meio do mato para tentar salvar a relação, mas a mulher desaparece. Editor assistente de filmes como Robocop 2 e Enterrado Vivo, Tony Wakefield faz seu primeiro filme como diretor. Um drama de suspense que consegue ser estranho e intrigante o suficiente para prender a atenção do espectador do começo ao fim.

One For the Road (2009)
As dores e as limitações da velhice são expostas de forma tão dolorosa quanto bem-humorada neste drama sobre três octogenários que fazem uma viagem para realizar o sonho de um amigo comum. Ao bom trabalho do diretor  Jack Zagha Kababie se juntam as belas atuações dos atores veteranos Luis Bayardo, Eduardo Manzano e José Carlos Ruiz.

Mexican Gangster (2014)
Dirigido por José Manuel Cravioto, o filme conta como o jovem Alfredo Rios se tornou Charro Misterioso, um cantor mascarado, que é também o mais audacioso ladrão de bancos do México.  Teve oito indicações ao Ariel Awards, principal prêmio do cinema mexicano, incluindo a de ator para Tenoch Huerta.

Anúncios