Uma viagem cultural pela Avenida Paulista

A Avenida Paulista sempre foi um dos principais símbolos do poder econômico em São Paulo. Mas, como a força da grana destrói mas também ergue coisas belas, a arte vem ganhando espaços no território dos homens de terno e gravata.

A movimentada via se tornou um corredor cultural que não pode ficar fora do roteiro de quem visita a cidade. A mais recente atração desse corredor é o novo Sesc Avenida Paulista, inaugurado no último dia 29/4.

Por isso, indo à capital paulista, tire pelo menos um dia para passear pelos centros culturais localizados ao longo da avenida, conferir suas exposições e atividades (quase todas gratuitas), terraços, livrarias e cafés. Antes, tome nota:

Japan House São Paulo/Divulgação

Japan House São Paulo
Criada pelo governo japonês para ser ponto de difusão da cultura japonesa pelo mundo, a Japan House tem unidades em Londres, Los Angeles e São Paulo. Além de exposições, o espaço mantém programação de palestras, workshops, visitas guiadas e filmes, aberta ao público com entrada franca. Lojinha de design, café e uma unidade do restaurante japonês Junji Sakamoto (que tem matriz no Shopping Iguatemi) são outros atrativos do local.
Avenida Paulista, 52, 11 3090-8900. Terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Metrô: Brigadeiro. Veja programação e mais informações aqui.

Casa das Rosas/Divulgação

Casa das Rosas
Ocupa mansão construída no início do século 20, remanescente de uma São Paulo que não existe mais. Em 1991, foi restaurada e transformada pelo Estado de São Paulo em espaço cultural. Em 2004, foi reinaugurado como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, promovendo a literatura por meio de palestras, oficinas e cursos. Também recebe exposições e concertos musicais. Nos fundos, tem um agradável café voltado para os jardins, o Caffè Ristoro.
Avenida Paulista, 27, 11 3285-6986. De terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Metrô: Brigadeiro. Veja aqui programação e mais informações.

Sesc Avenida Paulista/Divulgação

Sesc Avenida Paulista
Recém-inaugurada, a nova unidade do Sesc na capital paulista ocupa um prédio de 17 andares. Por isso tem, além da vasta programação cultural, um terraço com vista privilegiada da cidade, com direito a um café. Tem também teatro, salas de exposições, lojinha, espaço de leitura, comedoria e um andar inteiro só para crianças.
Avenida Paulista, 119. Terça a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 19h. Metrô: Brigadeiro. Veja programação e mais informações aqui.

Itau Cultural/Divulgação

Itaú Cultural
O espaço mantido pelo Banco Itaú mantém uma intensa e bem selecionada programação de exposições, cinema, shows musicais, peças teatrais e lançamentos de discos e livros, tudo com entrada franca — os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do espetáculo. O Café Cultural, no térreo, abre desde o café da manhã, tem bufê de almoço e chá da tarde, sob responsabilidade do restaurante Gil Bistrot (Itaim Bibi).
Avenida Paulista, 149, 2168-1777. terça a sexta 9h às 20h. Sábado, domingo e feriados 11h às 20h. Metrô: Brigadeiro. Veja aqui programação e mais informações. 

Exposição na Fiesp

Centro Cultural Fiesp
São superdisputados os ingressos para os espetáculos em cartaz no espaço cultural da Federação das Indústrias de São Paulo, mas é possível reservá-los pelo site da instituição. Além disso, se não for para assisti-los, vale a visita ao espaço, que tem cafeteria, livraria e sempre ótimas exposições em cartaz. Há ainda uma programação de shows na rua, em frente ao prédio, nos domingos à tarde.
Avenida Paulista, 1313, 11 3146-7406. Terça a domingo, das 10h ás 22h. Metrô: Trianon-Masp. Veja programação e mais informações aqui.

Masp/Reprodução

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
O prédio do MASP é inconfundível, com seu amplo vão livre e pilares em vermelho. A beleza da obra da arquiteta Lina Bo Bardi continua no interior do prédio, que por si só merece a visita. Mas tem as exposições de acervo e outras temporárias… O ingresso (R$ 35) dá direito a visitar no mesmo dia todas as que estiverem em cartaz. Às terças, a entrada é franca.
Avenida Paulista, 1578, 11 3149-5959. Terça a domingo, das 10h às 18h; quinta, até 20h. Metrô: Masp-Trianon. Veja programação e mais informações aqui

Instituto Moreira Salles/Foto Bruno_Fernandes

Instituto Moreira Salles
Um centro cultural vertical, em um imponente prédio de sete andares (cada um com pé direito duplo), a unidade do IMS no fim da Paulista (já perto da Consolação) foi aberta há pouco tempo e já virou parada obrigatória de visitantes na cidade, que desfrutam de exposições fotográficas e de artes plásticas, mostras de cinema, livraria, uma praça de convivência e o café e o restaurante Balaio — de Rodrigo Oliveira, do Mocotó.
Avenida Paulista, 2424, 11 2842-9120. Terça a domingo, das 10h às 20h; quinta até 22h. Metrô: Consolação. Veja programação e mais informações aqui.

Anúncios