A Mimosa: histórias de amores em voz e piano

A peça A Mimosa, que Alexandre Ribondi e João Lucas estreiam na Casa dos Quatro (708 Norte) no próximo sábado (5/5) é resultado de dez anos de gestação — o tempo de amizade entre o ator e encenador brasileiro e o músico português.

“João Lucas e eu nos conhecemos e foi uma grande empatia desde o início. Já ali surgiram ideias de parceria, ele como músico e eu como autor e ator. A ideia sempre foi de eu cantar em cena”, lembra Ribondi.

A Mimosa, conta o autor e diretor (que atua tendo João Lucas ao piano), surgiu da vontade de falar do olhar homossexual de um homem maduro sobre seus amores passados. Narra a história dos encontros e desencontros desse homem.

A Mimosa/Fotos Michael Melo

Começa em seus primeiros sonhos, ainda criança, passa pela adolescência, pela idade adulta e chega à idade madura. Entre reflexões e lembranças, o personagem conta sobre seus envolvimentos com alguns brasileiros, um português, um alemão e um belga.

Mas A Mimosa ambiciona ser mais do que uma história pessoal. A peça aponta para a denúncia ao falar da eterna luta dos travestis em busca de respeito e da coragem e ousadia das chamadas “bichas loucas”.

“O título vem do fato de eu ter nascido em Mimoso do Sul, lá no Espirito Santo, e de as pessoas me perguntarem ‘quem nasce em Mimoso é o quê?’ Taí a resposta”, explica Alexandre Ribondi, que pela primeira vez canta em cena.

A Mimosa/Fotos Michael Melo

“Cantar em cena! Ai, meu Deus! Canto quatro músicas de diferentes nacionalidades. Tive preparação vocal do Jairo Faria e o João Lucas me ensinou a ouvir o piano pra poder acompanhá-lo. E tô morrendo de ansiedade”.

Ribondi adianta: “As músicas entram na peça como memórias da vida da personagem. Há, por exemplo, uma aventura belga e aí canto uma música do Jacques Brel, que é belga”.

O sonho de Alexandre Ribondi de trabalhar com João Lucas se realiza dentro de outro sonho concretizado do artista, a Casa dos Quatro. “Meus parceiros e eu temos trabalhado nesse espaço totalmente independente”.

Na Casa são promovidas oficinas, parcerias com outros artistas e espetáculos infantis e adultos todos os fins de semana. “Uma grande aventura”, resume.

___________________________________________________

A Mimosa
De 5/5 a 20/5, de sexta a domingo, às 20, até do dia 20 de maio, na Casa dos Quatro (708 Norte, Bloco F Loja 42, Rua das Oficinas). Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada), à venda na bilheteria a partir de uma hora antes do início da sessão. 14 anos.

 

Anúncios