Inédito de Ferzan Ozpetek disponível na Netflix

Por Rosualdo Rodrigues
Editor do Boníssimo

O filme Istambul Vermelho pode passar despercebido pelo mar de títulos da Netflix para quem não sabe o nome do diretor: Ferzan Ozpetek, uma assinatura conhecida dos frequentadores do circuito alternativo de cinema.

Desde a estreia, com O Banho Turco (1997), o cineasta turco radicado na Itália apareceu volta e meia em cartazes brasileiros, com filmes bem recebidos pela crítica, como A Janela da Frente (2007), O Primeiro que Disse (2010) e o magnífico Saturno em Oposição (2007).

Istambul Vermelho é um dos dois longas que ele realizou no ano passado e permanecem inéditos nos cinemas daqui — o outro é Napoli Velata. É também o primeiro filme deFerzan Ozpetek adaptado de um romance que ele mesmo escreveu.

Mais uma particularidade: a produção leva o cineasta de volta à Turquia — a maioria de seus filmes são ambientados na Itália e falados em italiano. E ele faz de Istambul, vista da margem do rio Bósforo, quase personagem deste drama intimista e misterioso.

A casa é de Deniz, bem-sucedido escritor que está produzindo um livro sobre sua família e amigos. Para discutir com ele o trabalho, Deniz chama à cidade seu editor, Orhan, turco morando em Londres.

Orhan, que há 20 anos não volta à terra natal, é surpreendido quando, um dia depois de sua chegada, Deniz desaparece. Ele, que planejava fazer uma visita rápida, é obrigado a ficar mais dias e a enfrentar, além do mistério, os fantasmas do próprio passado.

Istambul Vermelho Netflix

Com uma magnífica luz típica dos filmes do diretor, Istambul Vermelho pode ser interpretado de diferentes maneiras, devido à trama cheia de sombras e lacunas, mas também à forma sutil — e extramamente segura — como Ozpetek conduz a história.

O resultado é um filme denso e ao mesmo tempo ensolarado, com presença marcante do ator turco Halit Ergenç, o intérprete de Orhan, que passa todo o tempo em cena, numa dúbia situação de narrador/observador e personagem da história.

Istambul Vermelho é um desses filmes que atraem justamente pela sua estranheza, pelo fio de mistério que segura a trama, sem que deságue, em nenhum momento, em soluções previsíveis ou óbvias.

Anúncios