Por Rosualdo Rodrigues
Editor do Boníssimo
Quer um conselho? Quando as coisas estiverem pegando e você precisar fazer uma pausa para não dar um piripaque, busque refúgio em um viveiro de plantas. Brasília tem vários deles, mas vou falar do Transplantas porque é o que mais frequento.
Fica na EPTG, por trás do Base Atacadista. Seria só um lugar de comércio não fosse o conforto que aquele ajuntamento de plantas proporciona na gente. E parece que esse poder do verde toma conta de tudo. O lugar é silencioso e calmo.
Tem uma parte coberta e outra ao ar livre. Você pode caminhar por entre fileiras de plantas, sentir o cheiro de ervas, admirar o colorido das flores e sentar em um banco à beira de um laguinho artifical cercado de mato.
Lá é possível comprar desde arranjo de flores a mudas de ervas, árvores frutíferas ou decorativas. Tem também vasos, adubos e todo tipo de suplemento e equipamento para jardinagem.
Mas a amplidão da Transplantas acaba se tornando um misto de estabelecimento comercial e lugar para meditação. Mesmo se for lá só a passeio, você vai acabar querendo levar um pouquinho daquilo consigo.
E quem sabe não é chance de começar sua horta ou jardim doméstico?