Vem aí a 14ª edição da Semana da Europa

A Semana da Europa volta a ocorrer no Brasil em maio. Será a 14ª edição do evento, promovido pela EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e pela Delegação da União Europeia no Brasil.

O festival faz parte das comemorações do Dia da Europa, celebrado em 9 de maio, data da assinatura da Declaração Schuman, considerada o início do que hoje é a União Europeia.

De maio até julho, em 13 capitais do Brasil, serão promovidos eventos que dão aos brasileiros a oportunidade de  entrar em contato com a diversidade cultural do continente europeu.

Este ano, o tema da mostra é Democracia, pano de fundo dos longas da Mostra de Cinema Europeu, que será aberta com o drama histórico espanhol F23 – O Filme, de Chema de la Peña.

O tema também vai pautar os debates dos Seminários da UCB, realizados na Universidade Católica de Brasília, e o Café com Política, conversa/debate que ocorrerá no Daniel Briand Pâtissier & Chocolatier.

Em Brasília, as atividades ocorrerão entre 6 e 18 de maio, em vários locais. Confira a programação abaixo. A programação nas demais cidades pode ser conferida na página oficial da Semana da Europa.

 

Corrida União Europeia/ Foto Alan Santos

14ª Corrida da União Europeia
Dia 6 de maio, no Eixo Rodoviário Sul, com largada na altura do Banco Central. A partida será às 6h30 para a corrida de 19 milhas e às 7h para a corrida de 5km e 10km. Inscrições no site Central da Corrida até 30 de abril.

Seminários da UCB
Dias 7 e 8 de maio, na Universidade Católica de Brasília (campus de Águas Claras). Aberto ao público, com credenciamento a partir das 8h45. Confira aqui os temas dos painéis e os nomes dos participantes.

Café com Política
Dia  7 de maio, às 19h, no Daniel Briand Pâtissier & Chocolatier (104 Norte). Será uma conversa/debate sobre Valores Políticos na União Europeia e no Brasil, com base no livro Europa em Transição”, do filósofo político neerlandês Luk van Middellar.

Mostra do Cinema Europeu
De 10 a 18 de maio, no Cine Brasília. São 17 filmes da Alemanha, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Finlândia, Hungria, Itália, Irlanda, Países Baixos, Portugal, República Checa e Suécia.  Entre os destaques, o finlandês Tom of Finland, de Dome Karukoski, cinebiografia de artista erótico e ativista gay. Veja a programação completa.

Bazar Europeu
Dia 12 de maio, das 11h às 16h, na Cultura Inglesa (709/909 Sul). Terá estandes com comidas e artesanato de países membros da UE, apresentações de música e dança e distribuição de brindes.

 

Concerto Clássico Europeu
Dia 15 de maio, às 20h, no Cine Brasília (106/107). O maestro regente Piotr Sulkowski (Polônia), o violinista Domenico Nordio (Itália) e a cantora meio-soprano Cátia Moreso (Portugal) se apresentam com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Entrada franca. Veja aqui o programa.

 

Anúncios