Dois eventos exploram Brasília de forma lúdica

A partir do próximo fim de semana, Brasília poderá ser vista de perspectivas diferentes e explorada de forma interativa em uma intervenção e em um evento para crianças: Escala Brasília, Maquete 4DBrasília Brinquedo de Ler.

O projeto Escala Brasília, Maquete 4D ocupa o Espaço Lúcio Costa de sexta (27/4) até 6 de maio. Trata-se de uma projeção mapeada sobre a maquete do Plano Piloto que fica naquele espaço.

A abertura, na noite de sexta, vai ser em clima de festa. Das das 19h às 2h, vai rolar o som de Barata + Samuel Mota, Beep Dee (Hot Creations), Gerson Deveras, Rami (Forró RED Light) e Banda Tropicall.

Em Escala Brasília, Maquete 4D, os visitantes podem interatir em terminais localizados ao redor da maquete. Nas telas são encontradas informações referenciadas sobre a maquete física, apresentando a cidade em escalas monumental, residencial, gregária e bucólica.

Na viagem virtual pelo tempo e espaço, o público pode explorar memória afetiva, arquitetura, design, arte e história de Brasília, “uma cidade que nasceu olhando para o futuro”, como diz a arquiteta e artista Gabriela Bilá, diretora de arte do projeto.

“Aqui foram empregados todos os recursos técnicos e ideias mais avançados que existiam à época, inclusive criando aqui algumas experiências que serviram de modelo para o resto do mundo”, Gabriela ressalta.

Brasilia Brinquedo de Ler Foto Nathalia Britto 2

Brasília Brinquedo de Ler acontece no gramado do Panteão da Pátria, neste sábado (28/4) e nos próximos, até 2 de junho, sempre em duas sessões, às 15h e às 17h. É uma criação da diretora Ana Flávia Garcia e do multiartista Gabriel Guirá que une teatro e design.

O ponto de partida é a história de dois personagens que experimentam as infinitas possibilidades dos seus brinquedos de papel e compartilham entre si e com o público os seus sonhos, repletos de humor e encantamento, sobre a cidade onde vivem.

“Esse é um projeto em que a identidade territorial, a poética infantil e o brincar livre surgem como os verdadeiros três poderes. Um espetáculo que chamo de imaginopoético, no qual convidamos o público a projetar, construir e ocupar livremente uma cidade inteira no território dos sonhos.” destaca Gabriel Guirá.

________________________________________________

Escala Brasília, Maquete 4D
Abertura dia 27/4 (sexta), das 19h às 2h. Em cartaz até 6/5, de segunda a domingo, das 9h às 18h, no Espaço Lúcio Costa (Praça dos Três Poderes). Entrada franca.

Brasília Brinquedo de Ler
De 28/4 a 2/6, aos sábados, às 15h e às 17h, no gramado do Panteão da Pátria (Praça dos Três Poderes). Entrada franca. Para a interação com os brinquedos cada sessão comporta no máximo 15 crianças (3 a 6 anos), mediante agendamento prévio (por e-mail: brinquedodeler@gmail.com ou pelo WhatsApp 61 99997-5969).

Anúncios