Taypá celebra Brasília com ideia bem original

O restaurante Taypá encontrou uma forma bastante original de festejar os 58 anos de Brasília, completados no próximo dia 21 de abril. O chef Marco Espinoza vai oferecer um menu comemorativo feito a quatro mãos com Francinaldo Pinho de Souza.

Francinaldo é mais conhecido como Naldo e comanda a banca Kome in Pé, na Feira Central de Ceilândia. A especialidade da casa é a autêntica comida nordestina — receitas como buchada, sarapatel e dobradinha.

No almoço e no jantar dos dias 20 e 21/4 (sexta e sábado) e apenas no almoço do dia 22/4 (domingo), o Taypá serve menu em quatro etapas, a R$ 68 por pessoa, que funde a gastronomia autoral de Espinoza e a culinária brasileira de Naldo.

O menu Sabores de Brasília começa com duas entradas (mocotó e dobradinha com mandioca na manteiga, harmonizado com cachaça matuta, e sanduíche de sardinha, salada criolla e maionese de rocoto).

Os principais também são dois: arroz com caldo de mexilhões e mexilhões ao coentro e cabrito cozido com cuscuz e leite de coco. Para finalizar, picarones com mel de rapadura e sorvete de tapioca.

O encontro parece inusitado à primeira vista, mas não tanto. Afinal, Espinoza tem uma assumida inspiração na comida de rua de seu país. Por isso, identificou-se imediatamente com Naldo em suas visitas à feira de Ceilândia.

Naldo e Marco Espinoza/Foto: Fabricio Rodrigues/Divulgação
Naldo e Marco Espinoza: identificação na comida de rua

O resultado deu certíssimo. Essa identificação pode ser sentida na forma harmônica como as referências culinárias dos dois profissinais se encontram nas cinco receitas, mostrando que não existe”alta” nem “baixa”, mas só boa gastronomia.

A Kome in Pé funciona desde 1987 e Naldo, um brasiliense filho de cearense com piauiense, cresceu ali na banca, que era de seus pais. Há 15 anos assumiu o comando do negócio e da cozinha — que abre somente de quarta a domingo.

Anúncios