Estreia filme vencedor do Festival de Brasília

Estreia nos cinemas nesta quinta (5/4) o longa “Arábia”, produção mineira, dirigida por  Affonso Uchoa e João Dumans, que levou o troféu de melhor filme na edição do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília do ano passado.

O festival ainda rendeu ao filme prêmios de melhor ator (Aristides de Souza), montagem, trilha sonora e prêmio da crítica. Além disso, “Arábia” passou pelos festivais de Roterdã (Holanda), San Sebastián (Espanha), Karlovy Vary (República Checa, e Havana (Cuba).

“Esse filme é uma odisseia mineira por pequenas proporções, como se fosse um épico de acontecimentos banais. Nele, o silêncio cumpre o papel de ser o som da reflexão, da autodescoberta, dos ruídos do que não é tão cotidiano”, disse Uchoa à época.

“Arábia” narra a trajetória de um trabalhador braçal em crise com o sentido de sua vida. Sobre isso ele reflete perambulando pelas estradas de Minas Gerais, indo do campo à cidade, passando por metalúrgicas, oficinas e plantações de mexerica.

Quando foi exibido no Festival de Brasília, “Arábia” recebeu críticas bastante positivas, como esta do jornal A Folha de S. Paulo e esta outra do Cine Pipoca Cult. O filme fica em cartaz somente na sessão das 19h30, no Espaço Itaú de Cinema (CasaPark).

Anúncios