O que a República Checa tem além de Praga

Este é um bom ano para visitar a República Checa. Em 2018, o país completa 100 anos e uma intensa programação comemorativa está prevista para ocorrer ao longo dos próximos meses.

Mas, além da movimentação trazida pela efeméride, há outros motivos para voltar ao país do leste europeu: descobrir que as belezas da República Tcheca vão muito além de Praga, a encantadora capital.

Aqui listamos cinco lugares que você pode incluir no roteiro de sua próxima viagem ao país como passeios a partir de Praga, alguns podem ser feitos até no esquema bate-volta. Mas, se puder, demore mais um pouco.

Amazon galaxy

Karlovy Vary (foto no alto da página)
É a principal cidade do Triângulo dos Spas, como é conhecida a área formada também pelas cidades de Mariánské lázně e Jáchymov, é o segundo lugar mais visitado da República Tcheca. Esses balneários são uma tradição no país e atraem visitantes pelos elegantes edifícios balneários, jardins de flores e eventos culturais, Festival Internacional de Cinema, que ocorre este ano entre 29 de junho e 7 de julho. Fica a 127km de Praga — 1 hora e 50 minutos de carro.

República Tcheca 3

Mladá Boleslav
Uma das atrações da cidade é o Škoda Auto Muzeum, que registra a história da maior empresa automotiva tcheca, Škoda Auto. A marca começou como fabricante de bicicletas, em 1895, e depois produziu o primeiro modelo de carro Voiturette A, liderando a indústria automotiva. A Mladá Boleslav também tem um bonito centro histórico, museus interessantes e, nos arredores, as ruínas de castelo gótico. Fica a 68,6km de Praga — 1 hora de carro.

República Techeca 2

Hradec Králové
Situada na Boêmia do Leste, na confluência dos rios Elba e Orlice, é famosa pela urbanização moderna que, em apenas 30 anos, mudou completamente a aparência desta cidade. A grande reconstrução da cidade foi iniciada por Jan Kotěra, fundador do Museu da Secessão da Boêmia Oriental. O arquiteto Josef Gočár continuou seu trabalho. É também conhecida como importante centro acadêmico. Fica a 115km de Praga — 1 hora e 30 minutos de carro.

República Tcheca 4

Pilsen
Sim, o Pilsen tem a ver com a cerveja. A cidade é popular especialmente por sua produção de cerveja Pilsner Urquell. Mas guarda também uma joia de arquitetura europeia do século 20. Adolf Loos (arquiteto mais importante da Europa Central do início do século 20) fez aqui a famosa Casa Brummel, com 13 interiores de apartamentos deslumbrantes. É possível visitar alguns deles em três visitas guiadas a quatro apartamentos. Fica a 95,4km de Praga — 1 hora e 20 minutos de carro.

República Tcheca 5

Brno
É a segunda maior cidade da República Checa em termos populacionais (380 mil habitantes), sendo significativa parte formada por estudantes — a cidade possui 34 universidades. Um dos grandes atrativos são a Villa Tugendhat e Villa Stiassni, obras do arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), dois monumentos da arquitetura funcionalista A Tugendhat possui revestimentos de travertino, ônix e jacarandá. Na Stiassni, ficaram várias pessoas importantes, entre elas Fidel Castro. Fica a 206km de Praga — 2 horas e 20 minutos de carro.

Anúncios