Daniel Burman explora o mundo da moda em “Edha”

Estreou “Edha”, primeira série produzida pela Netflix na Argentina e também primeira experiência do cineasta Daniel Burman em criação nesse formato — como diretor, ele fez antes a versão, no país, da franquia “Supermax”.

Aos 44 anos, Burman tem uma invejável cinematografia, em que se destacam filmes como “Abraço Partido” (2004), “O Décimo Homem” (2016, disponível na Netflix) e “Ninho Vazio” (2008).

“Edha” chega ao Brasil ao mesmo tempo em que estreia na Argentina — nesta sexta-feira (16/3) — e não deve decepcionar os admiradores dos filmes Burman, um cineasta hábil em que contar dramas intimistas.

Daniel Burman não trabalha só. “Edha” foi criada pela Oficina Burman, em que o cineasta trabalha com uma equipe de roteiristas e diretores. Dessa forma, concilia seu estilo cinematográfico com a narrativa mais ágil que uma série demanda.

O primeiro episódio, por exemplo, caminha para um final explosivo e fisga de saída a curiosidade do espectador com o resto da história, centrada numa estilista bem-sucedida que trabalha com pai, irmão e filha, mas mesmo assim vive intensos dramas familiares.

“Edha” se passa no mundo (e no submundo) da moda. A narrativa começa dividida entre o glamour das passarelas e o circo em torno delas, tendo a protagonista como centro, e o drama de dois irmãos envolvidos com uma confecção clandestina e com a mesma mulher.

Edha

Essas duas narrativas – que logo vão se cruazar, gerando o final explosivo citado — são ambientadas em uma Buenos Aires fotografada de modo que poderia ser qualquer metrópole. O diretor evita cenários icõnicos da cidade.

Outro trunfo são as ótimas atuações do elenco, encabeçado por Juana Viale (atriz de telenovelas argentinas, que também já atuou no cinema com cineastas como Marcelo Piñeyro) e o ator e modelo espanhol Andrés Velencoso.

Também integra o elenco o uruguaio Daniel Hendler, com quem Burman trabalhou em filmes como “Abraço Partido”, “Esperando o Messias” (2000) e “Todas as Aeromoças Vão pro Céu” (2002).

 

 

Anúncios