Guia mostra João Pessoa sem clichê turístico

É verdade que as praias são o principal atrativo turístico de João Pessoa, mas a cidade pulsa para além da orla. É o que mostra o guia “35 Coisas Para Fazer em João Pessoa (depois do banho de mar)”, que acaba de sair em e-Book na Amazon.

A publicação procura sair do óbvio ao listar dicas de programas para quem visita a capital paraibana. Alinhada com o que se chama turismo de experiência, propõe que o turista conheça a João Pessoa por onde transitam e se divertem os pessoenses.

“35 Coisas Para Fazer em João Pessoa (depois do banho de mar)” foi escrito por Rosualdo Rodrigues, jornalista paraibano radicado em Brasília desde 1985, mas que mantém forte vínculo com João Pessoa.

General Store por Rizemberg Felipe
Pôr do sol na General Store, no Centro, por Rizemberg Felipe

““Mostro a cidade como mostraria a algum amigo que me pedisse dicas ou a visitasse em minha companhia. É uma visão muito pessoal, mas ainda assim atende a diferentes públicos”, diz o autor.

A partir de 35 sugestões do que fazer na cidade, o guia se desdobra em 71 endereços, de restaurantes, bares, pubs, cafés, galerias de arte e ateliês de artistas até parques, centros culturais e lojas de produtos regionais.

Algumas sugestões soam inusitadas para quem não conhece João Pessoa. Como, por exemplo, fazer uma trilha numa reserva de Mata Atlântica em plena área urbana ou participar de um encontro de observação da lua no Alto do Cabo Branco.

Capa de novoOu ainda hospedar-se em um hotel que é também galeria de arte, ir ao cinema e esperar o filme começar olhando o mar ou ouvir fado e comer bacalhau numa tasca portuguesa em Manaíra.

“35 Coisas… ” conta com belas imagens do fotógrafo Rizemberg Felipe (no alto da página, o Varadouro, por ele), fotos feitas pelo próprio autor e imagens de divulgação. “As dicas seguem critérios pessoais, não há nenhum caráter comercial nas escolhas”, Rosualdo adverte.

O guia — com 55 páginas — sai, primeiramente, em formato de e-Book, pela Amazon, ao preço de R$ 19,90. Em breve estará disponível também para venda impressa sob demanda.

Anúncios