Mostra de filmes alemães no Goethe-Zentrum

O Goethe-Zentrum Brasília promove entre os dias 20 a 28 de março uma mostra de obras representativas do cinema alemão de diferentes épocas. As sessões será na sede da instituição (antes conhecida como Instituto Goethe),  na 707/907 Sul.

A mostra tem curadoria de Pablo Gonçalo, professor de Comunicação na Universidade de Brasília (UnB) e autor do livro “O Cinema como Refúgio da Escrita: Roteiros e Paisagens em Peter Handke e Wim Wenders”.

São apenas cinco filmes, rigorosamente selecionados pelo curador, com o objetivo de traçar um panorama amplo do cinema alemão, passando por clássicos mudos, pela vanguarda dos anos 1960 e obras contemporâneas.

Gente no Domingo

O evento será aberto oficialmente às 17h, com festa. A partir desse horário, o Goethe-Zentrum recebe food trucks de culinária alemã (chef Knut), cervejas (Ghesti Bier Cervejas) e de kebabs e falafels (Kebab’n’Roll, do turco Borá).

Às 19h, a mostra começa com a projeção do documentário mudo “Gente no Domingo” (1929, foto acima), com trilha sonora tocada ao vivo pelo pianista Serge Frasunkiewicz. Em seguida, haverá um bate-papo sobre o filme com o curador.

Confira a programação completa:

Dia 20/3 (terça)
A partir das 17h: abertura com food trucks e música
Às 20h: “Gente no Domingo” (1929), de Robert Siodmak e Edgar G. Ulmer
Documentário em forma de sinfonia sobre o fim de semana de cinco jovens berlinenses de origem simples. Uma amostra do cotidiano em Berlim durante a República de Weimar.

Dia 21/3 (quarta)
Às 19h: “O Jovem Törless” (1966 — foto no alto da página), de Volker Schlöndorff
Adaptação de romance do austríaco Robert Musil, o drama venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1966. O filme faz um estudo intrigante da natureza humana na sociedade moderna a partir das experiências de um jovem estudante. Com legendas em português.

Dia 26/3 (segunda)
Às 19h: “Phoenix” (2014), de Christian Petzold
Mulher tem o rosto desfigurado nos campos de concentração e, após uma cirurgia de reconstrução, ela vaga pela Berlim bombardeada à procura do marido. Com legendas em português.

Dia 27/3 (terça)
Às 19h: “Triângulo Amoroso” (2011) de Tom Tykwer
Com a relação desgastada após 20 anos de casamento, marido e mulher se apaixonam pelo mesmo homem sem que nenhum saiba das aventuras sexuais do outro. Com legendas em português.

Dia 28/3 (quarta)
Às 19h: “Do outro Lado” (2007), de Fatih Akin
Dois alemães e uma turca viajam entre a Turquia e a Alemanha, cada um em busca de algo particular, e suas histórias se cruzam. Com legendas em português.

 

Anúncios