Tem filmes fantásticos no CCBB até domingo (28)

Até domingo (28/1), o cinema do Centro Cultural Banco do Brasil (SCES) recebe a primeira edição d’O Anjo Exterminador – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília, que apresenta 30 produções (entre longas e curtas) de 15 países.

Iniciativa ousada dos produtores Josiane Osório e Ulisses de Freitas, a começar pelo nome, tomado emprestado do clássico de Luís Buñuel (1900-1983), de 1962. E pela ótima programação, extensa para ser exibida, infelizmente, no curto período de quatro dias.

Os curadores propõem um mergulho na cinematografia do gênero, incluindo na agenda o clássico “A Desumana” (1924). O filme do francês Marcel L’Herbier abriu a mostra em sessão comentada pelo professor e crítico Ciro Inácio Marcondes, mas volta no encerramento, no domingo, às 19h.

Surrealismo, sobrenatural, futurismo e distopia são alguns dos temas que passam pelos filmes programados, vindos da Alemanha, Argentina, Colômbia, Croácia, Dinamarca, stados Unidos, Mali, e Uzbequistão, entre outros países.

Nove longas e 17 curtas participam de mostra competitiva. Os melhores filmes recebem troféus e serão escolhidos por júri especial e pelo voto popular. Entre os concorrentes, os longas brasilienses.

“O Segredo do Parque” (2017, de Mariana eduarda Senna, e “Era uma Vez Brasília” (2017), de Adirley Queirós disputam com “Nó do Diabo” (Paraíba, 2016), “Exorcismo” (Croácia, 2017),  “A Escuridão” (México, 2016),  “A Lua Leva Almas Cansadas” (Uzbequistão,-2016) , “Terror 5” (Argentina, 2016), “Terra e Luz” (Goiás, 2017) e “Deus Local” (Uruguai, 2014).

Palestras, bate-papos e oficinas gratuitas completam a programação, que pode ser conferida integralmente no site do CCBB Brasília. Lá também você encontra as sinopses de todos os filmes do festival.

___________________________________________________________

O Anjo Exterminador – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília
De 25/1 (quinta) a 28/1 (domingo), no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul). Programação completa no site do CCBB Brasília. Entrada franca.

Anúncios