Wilson Moreira apresenta novo disco no CCBB

Mestre do partido alto, autor de sambas como “Senhora Liberdade” e “Judia de Mim”, o músico carioca Wilson Moreira completa 80 anos em 2018. Para comemorar, prepara o disco “Tá com Medo, Tabaréu?”, do qual faz pré-lançamento em Brasília, sexta-feira (19/1).

A apresentação será no Centro Cultural Banco do Brasil (SCES), dentro da programação do Musicar — Festival Musical Infantil, às 11h. Antes, às 9h, na área externa, tem bate-papo sobre a vida do artista, com a pesquisadora Angela Nenzy.

O horário e o fato de estar na programação de um festival infantil têm explicação: “Tá com Medo, Tabaréu?” é feito de músicas carregadas de lembranças da infância de Moreira no bairro de Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Realengo ainda era zona rural quando Wilson Moreira crescia ali, entre  avós e tios jongueiros e tocadores de caxambu. Aos 16, já tocava tamborim na Escola de Samba Água Branca, que depois se juntou à Mocidade Independente de Padre Miguel.

Na Mocidade, fundou, em 1955, a ala dos compositores. E foi a partir de lá que ganhou notoriedade no samba carioca. Hoje, tem um vasto repertório, boa parte em parceria com Ney Lopes, gravado pelos principais intérpretes do gênero.

Clara Nunes, Alcione, Elizeth Cardoso, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Roberto Ribeiro são alguns dos que já cantaram versos de Wilson Moreira. Ele próprio já registrou suas composições em pelo menos uns 20 discos (entre solos e projetos especiais).

“Tá com Medo, Tabaréu?” é o primeiro disco de Moreira desde “Entidade”, lançado em 2002 pelo selo MEC. O novo álbum foi produzido por meio de crowdfunding. Tem direção musical de Paulão 7 Cordas e texto de apresentação do radialista Adelzon Alves.

Para comemorar os 80 anos de Wilson Moreira, estão previstos, além do disco, um livro, com partituras e fotos sobre a vida e obra do compositor, e ações para promover a recuperação e manutenção do Solar Wilson Moreira, que fica na Praça da Bandeira, no Rio.

_____________________________________________________________

Wilson Moreira — Pré-lançamento do álbum “Tá com Medo, Tabaréu?”
Dia 19/1 (sexta), às 11h, no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul). Ingressos a R$ 20 (inteira) e R4 10 (meia).

Anúncios