Lugares Legais: a galeria de arte Referência

Por Rosualdo Rodrigues
Editor do Boníssimo

Primeiro, deixa eu dizer: galeria de arte não é lugar só para quem tem dinheiro para comprar obras, mas também para quem quer apenas conhecer arte. Afinal, é a partir da formação de um público apreciador que um marchand amplia sua clientela.

Os proprietários da Referência Galeria de Arte, Onice Moraes e Paulo Moraes, parecem saber disso. Fizeram de seu espaço, além de ponto de comercialização, um eficiente centro difusor da arte brasileira e, em especial, brasiliense.

Em 20 anos, a Referência já passou por dois endereços no CasaPark, um na 205 Norte e agora funciona num subsolo da 202 Norte. Dividido em dois pisos, o lugar é um charme, bem clean, com suas paredes brancas repletas de obras de encher os olhos.

Divulgação
Evento na Referência Galeria de Arte

A visita é recomendada a qualquer um que queira conhecer um pouco mais de arte. Os proprietários não estão interessados somente em atender aqueles que buscam um quadro que combine com seu sofá.

Preocupam-se em reunir ali arte de qualidade. Mostras coletivas e individuais se revezam, renovando o interesse do visitante em voltar — até 3/3, está em cartaz a coletiva “Os Fios da Trama: Arte e Colecionismo“.

Visitas guiadas e bate-papos com os artistas em exposição também são um bom pretexto para se deixar a preguiça de lado e programar uma ida a esse agradável espaço.

Divulgação
“Duzanjo”, de Galeno, integra a coletiva “Os Fios da Trama”

Fora isso, há sempre um atendente disposto a dar as informações necessárias aos visitantes ou a abrir os pesados painéis que abrigam um tesouro. Obras de Galeno, Ralph Gehre, Gê Orthof, Darlan Rosa, Paulo Witaker, Carlos Vergara, André Santangelo…

Para completar, a Referência Galeria de Arte é não só um lugar legal, como pode fazer parte de um programa legal, se combinado com um almoço no Don’ Durica e um espresso no Cristina Cafés, os dois ali bem pertinho.

_____________________________________________________________

Referência Galeria de Arte
202 Norte, Bloco B, Loja 11, subsolo, 61 3361-3501. Segunda a sábado, das 12h às 19h.

Anúncios