Começa quarta edição do Cinema e Transcendência

O Festival Internacional Cinema e Transcendência dá início a sua quarta edição nesta terça-feira (19/12) no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (Setor de Clubes Esportivos Sul). A programação segue até o dia 30/12.

Criado em 2013, o evento deixou de acontecer no ano passado, mas volta com a mesma proposta de usar o cinema como mediador entre o sentido estético e a experiência de autoconhecimento.

A curadora, feita pelo cineasta e músico André Luiz de Oliveira e pela produtora cultural Carina Bini, privilegia filmes que apresentem olhares diferenciados sobre a realidade, a espiritualidade, a arte e o pensamento contemporâneo.

O ponto de partida é uma máxima de Alejandro Jodorowsky: “O cinema é um instrumento poderoso capaz de transformar almas e mentes”. O cineasta e escritor chileno, aliás, é tido como um patrono permanente do festival.

Este ano, ele comparece com o autobiográfico “Poesia Sem Fim” (foto no alto da página). Uma boa oportunidade para quem perdeu a chance de assistir ao belíssimo longa quando passou pelo circiuito comercial.

Outro 15 filmes, entre longas, médias e curtas poderão ser vistos nas 24 sessões programadas para os 10 dias de festival. A ideia é que o público consiga assistir a todos os filmes, podendo obter a imersão proposta pela curadoria do festival.

Para isso, além de filmes, o Festival Internacional Cinema e Transcendência inclui na programação atividades como aulas de tai-chi-chuane automassagem com bambu. Para sediá-las, este ano será montado o espaço Mundo Bambu, no Pavilhão de Vidro.

“Este ano, o Festival amplia o seu espectro ao trazer outros países, outras cinematografias, outras culturas e caminhos de conhecimento, aproximando o espectador de verdadeiras experiências de autotransformação e resistência”

Haverá ainda shows musicais, na abertura — nesta terça (19/12), às 19h — e no encerramento. E no dia 27/12, às 19h30, os curadores participam do debate “A Transcendência do Fazer Artístico”. Tudo com entrada franca.

Confira no site do CCBB Brasília toda a programação e as sinopses dos filmes.

_______________________________________________________

Festival Internacional Cinema e Transcendência
De 17/12 a 30/12, no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul). Entrada franca. Veja programação completa aqui

Anúncios