Cinema

Começa quarta edição do Cinema e Transcendência

Programação inclui 16 filmes e atividades como oficinas e aulas de tai-chi-chuan

O Festival Internacional Cinema e Transcendência dá início a sua quarta edição nesta terça-feira (19/12) no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (Setor de Clubes Esportivos Sul). A programação segue até o dia 30/12.

Criado em 2013, o evento deixou de acontecer no ano passado, mas volta com a mesma proposta de usar o cinema como mediador entre o sentido estético e a experiência de autoconhecimento.

A curadora, feita pelo cineasta e músico André Luiz de Oliveira e pela produtora cultural Carina Bini, privilegia filmes que apresentem olhares diferenciados sobre a realidade, a espiritualidade, a arte e o pensamento contemporâneo.

O ponto de partida é uma máxima de Alejandro Jodorowsky: “O cinema é um instrumento poderoso capaz de transformar almas e mentes”. O cineasta e escritor chileno, aliás, é tido como um patrono permanente do festival.

Este ano, ele comparece com o autobiográfico “Poesia Sem Fim” (foto no alto da página). Uma boa oportunidade para quem perdeu a chance de assistir ao belíssimo longa quando passou pelo circiuito comercial.

Outro 15 filmes, entre longas, médias e curtas poderão ser vistos nas 24 sessões programadas para os 10 dias de festival. A ideia é que o público consiga assistir a todos os filmes, podendo obter a imersão proposta pela curadoria do festival.

Para isso, além de filmes, o Festival Internacional Cinema e Transcendência inclui na programação atividades como aulas de tai-chi-chuane automassagem com bambu. Para sediá-las, este ano será montado o espaço Mundo Bambu, no Pavilhão de Vidro.

“Este ano, o Festival amplia o seu espectro ao trazer outros países, outras cinematografias, outras culturas e caminhos de conhecimento, aproximando o espectador de verdadeiras experiências de autotransformação e resistência”

Haverá ainda shows musicais, na abertura — nesta terça (19/12), às 19h — e no encerramento. E no dia 27/12, às 19h30, os curadores participam do debate “A Transcendência do Fazer Artístico”. Tudo com entrada franca.

Confira no site do CCBB Brasília toda a programação e as sinopses dos filmes.

_______________________________________________________

Festival Internacional Cinema e Transcendência
De 17/12 a 30/12, no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul). Entrada franca. Veja programação completa aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: