10ª edição do Latinidades terá segundo tempo

Fernando Gomes/Divulgação

O Latinidades — Festival da Mulher Afro Latina Americana e Caribenha 2017, realizado em julho, terá uma extensão entre 24 e 27 de novembro. Feira, shows e oficinas compõem a programação, que se estende do Estádio Mané Garrincha a Santa Maria e Taguatinga.

O tempo extra serve para reforçar as comemorações dos 10 anos do Latinidades, que se firma como maior festival de mulheres negras da América Latina, e se integra à celebração do Mês da Consciência Negra no Distrito Federal.

Desta vez, são seis as atrações musicais: a cantora americana Sandra Izsadore, a banda instrumental baiana Ifá — Ijexá Afrobeat (foto no alto) a rapper trans Rosa Luz (de Brasília), as cantoras Rebeca Realeza, Preta Rara (de São Paulo) e Zav (de Moçambique).

Sandra Izsadore tem importante participação na história da música e do movimento negro. Integrou o mítico Panteras Negras e influenciou,  com suas ideias políticas e raciais, o multi-instrumentista nigeriano Fela Kuti (1938-1997), criador do afrobeat.

Leia: Conheça Sandra Izsadore, a rainha mãe do afrobeat

O segundo tempo do Latinidades 2017 também contará com desfile de moda do estilista moçambicano Pinto Música — que veio ao festival em julho. Entre adultos e crianças, serão mais de 40 modelos na passarela, embalados pela música da cantora moçambicana Zav.

Confira a programação completa:

Dia 24/11 (sexta)
10h e 15h — “Cultura Negra e Arte Urbana”. Na Unidade de Internação Santa Maria (UISM)
19h – Abertura da Feira Latinidades. No Estádio Mané Garrincha
20h – Início do “Conexões Urbanas – Impressões Femininas Sobre a Cultura Urbana”. No Estádio Mané Garrincha
22h – Shows Latinidades e desfiles de Pinto Música (Moçambique) e Afrikanus (DF). Na Areninha (Estádio Mané Garrincha).

Dia 25/11 (sábado)
14h – “Encontro de Negras Jovens Feministas do Centro-Oeste” — Cineclube e roda de conversa. No Mercado Sul em Taguatinga.

Dia 27/11 (segunda)
14h – “Histórias Afrocentradas”, com Jonathan Dutra. No Centro Ensino Fundamental 04, em Taguatinga.

Anúncios