Arte para tocar, jogar, brincar e imergir

Divulgação

Arte e tecnologia são temas de dois eventos em cartaz em Brasília, o File — Festival Internacional de Linguagem Eletrônica e o Immersphere — Festival Internacional de Fulldome de Brasília.

O File está no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) até 12/12. O Immersphere, no Planetário de Brasília até 30/11. Em comum, os eventos oferecem ao público a possibilidade de viver experiências sensoriais diante das obras.

Ser embalado a vácuo (foto no alto) e balançar em um mundo real e virtual ao mesmo tempo são experiências proporcionadas ao visitante na exposição do CCBB. Em “Polymorf” (foto abaixo), a pessoa pode tocar, balançar, imergir, jogar e brincar com a instalação.

polymorf-hardwired

Realizado desde 2000, o File é o maior evento de arte e tecnologia da América Latina, mas acontece pela primeira vez na capital federal. A intenção é promover uma ruptura na forma tradicional de apreciação de obras de arte.

Aliás, para quem quiser evitar a disputa por fones, óculos e espaço para interagir com as peças, aconselha-se ir em horários de menor movimento, como as manhãs dos dias de semana — abre às 9h30.

O Immersphere é o primeiro festival dedicado à exibição em telas semi-esféricas realizado no Brasil. Entre 1º/11 e 5/11, foram exibidos 22 filmes em mostra competitiva, que podem ser vistos ainda em duas sessões diárias, 17h30 e 19h, de terça a sexta.

Divulgação

Aqui, o barato é sentir como se estivesse dentro dos filmes projetados na imensa abóbada da sala, como “Dream to Fly” (foto acima). Dessa forma, pode-se penetrar realidades fantásticas, criadas digitalmente ou filmadas com câmeras especiais, e viajar entre o real e o virtual.

O festival conta ainda com uma exposição de arte e tecnologia, com obras igualmente interativas. E o melhor: tanto o File quanto o Immersphere têm entrada gratuita.



File — Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

No CCBB Brasília, de terça a domingo, das 9h30 às 20h30. Entrada franca.

Immersphere — Festival Internacional de Fulldome de Brasília
No Planetário de Brasília, de terça a sexta, às 17h e às 19h. Entrada franca.

Anúncios