Música

“Não Tá Tudo Bem”: Ops é duro sem perder a ternura

Em disco solo, DJ traz letras críticas em músicas suaves e dançantes

A humanidade não vive seus melhores dias, o Brasil tampouco. Pois o DJ brasiliense Ops resolveu pegar o limão azedo que tem sido a vida no planeta e fazer dele uma limonada. Ou melhor, um ótimo disco.

No título, a constatação: “Não Tá Tudo Bem”. E a partir daí cada letra é uma pedrada no conformismo, na indiferença que marca as relações humanas, na fé que provoca o ódio.

“Não quero falar sobre a política brasileira, mas sobre uma nova forma de olhar o mundo. Discutir o fato de 1% da população, controlar 99% dos recursos da Terra” (DJ Ops)

Só que ele canta o azedume sem perder a ternura. Musicalmente, “Não Tá Tudo Bem” é leve e dançante. Em contraponto aos discursos furiosos das redes sociais, Ops diz o que tem que ser dito recorrendo ao bom senso (e ao bom gosto) e não ao grito.

É incisivo em faixas como “O Seu Remédio” (“Você só segue o ritmo e o que o Bonner diz/Que desperdício de cérebro”), “A Sua Culpa” (Tem alguém com fome, tem alguém com frio/ Mas não é sua culpa, né?”) e “Não Tá Tudo Bem” (“Tanta gente todo dia chamando por Deus/ Onde anda esse Deus?”).

“Penso na minha função como artista e me sinto bem (…) Não posso me calar. Um dos personagens mais asquerosos que já ouvi discursar é, hoje, um presidenciável (…), a internet deu voz aos haters. Há que se lidar com isso” (Ops)

Mas ele dá uma brecha para o amor — que ninguém é de ferro — na “fofa” “Olha a Sorte que Eu Dei” e aponta para a esperança em “A Nossa Arma”, uma celebração à música, à dança e ao direito de todo mundo de ser feliz.

CAPA OPS - NAO TA TUDO BEMA mistura de ritmos ouvida no álbum reflete sua cultura de DJ — um dos criadores do Coletivo Criolina, . Zouk, kizomba, ragga, reggaeton misturam-se ao indie rock dos anos 1980 e 1990, por exemplo.

Ah, é bom ficar de olho porque todas as faixas do álbum ganharam clipes. Três já estão no canal do artista no YouTube. Os outros também serão lançados por lá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: