Neozelandesa faz fotos do mundo sem sair de casa

Uma fotógrafa que faz fotos de lugares distantes de todo o planeta sem sair de casa. Aliás, uma fotógrafa que nem usa câmara, mas faz tremendo sucesso com as imagens que cria e posta no Instagram. Estou falando da neozelandesa Jacqui Kenny.

Diagnosticada com agorafobia (medo de lugares abertos, o que a impede de viajar), ela descobriu a paixão de correr o mundo por meio do Google Street View. E suas viagens têm direito a registro fotográfico e tudo.

Desde março de 2005, quando começou a viajar, Jacqui capturou quase 30 mil imagens pelo aplicativo, transformadas em fotos e postadas no perfil @streetview.portraits, no Instagram — onde ela assina como Agoraphobic Traveller. A beleza das fotos já atraiu quase 72 mil seguidores.

Numa entrevista que deu ao caderno P3 do jornal português Público, ela conta sobre seu processo de criação. Sim, porque mesmo não empunhando a câmara e encontrando imagens prontas, cabe à meticulosa procura e ao olho sensível de Jacqui detectar a beleza das cenas e paisagens.

“Sou fotógrafa apenas no universo paralelo do Google Street View”, ela diz. Mas nem por isso seu trabalho perde o mérito. Tanto que a Google a autorizou a vender on-line, por um período limitado de tempo, uma série de impressões de edição limitada.

De cada foto vendida, 10 libras serão destinadas a uma instituição de caridade, a Brain and Behavior Research Foundation, organização não governamental que trabalha em prol da prevenção e tratamento de doenças mentais.

Anúncios